Banco Mundial

Fonte: WikiLAI
Revisão em 22h43min de 28 de novembro de 2024 por Fiquemsabendo (discussão | contribs) (O Banco Mundial atende pedidos de informações que não estejam disponibilizados no site e que não sejam “unreasonable and unsupported request”. O atendimento é em regra gratuito, porém o Banco pode cobrar valores adicionais caso necessário para atender pedidos complexos ou para fornecer cópias físicas.)
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Como fazer pedidos para o Banco Mundial - World Bank[A1]?

Embora não esteja sujeito à legislação brasileira, o Banco Mundial possui políticas internas para receber e responder pedidos escritos (em Inglês) de informações[1]. De modo geral, esses pedidos podem ser realizados[2]:

  1. Pela internet no site.
  2. Pessoalmente ou por correio, na sede do Banco, em Washington DC, nos EUA, ou nos escritórios locais nos países onde possui presença.

O Banco atende pedidos de informações que não estejam disponibilizados no site e que não sejam “unreasonable and unsupported request”. O atendimento é em regra gratuito, porém o Banco pode cobrar valores adicionais caso necessário para atender pedidos complexos ou para fornecer cópias físicas.O procedimento prevê que a resposta chegue num prazo de até 20 dias úteis, porém o prazo pode ser ampliado caso necessário em razão da complexidade, quantidade de dados ou quando for preciso consultar áreas especializadas do Banco. Em caso de negativas, há direito a recurso, no seguinte formato, em ordem: Recurso para o Comitê de Acesso à Informação (prazo de 45 dias úteis para resposta, podendo ser ampliado se necessário).

Recurso para o Painel de Recursos (prazo de 45 dias úteis para resposta, podendo ser ampliado se necessário)

Os recursos devem ser protocolados no prazo de até 60 dias corridos após a decisão.

Política de Acesso à Informação do Banco Mundial

A Política é baseada em cinco princípios:

1.Maximizar o acesso à informação;

2.Estabelecer uma lista clara de exceções;

3.Salvaguarda do processo deliberativo;

4. Fornecer procedimentos claros para disponibilizar informações;

5.Reconhecer o direito dos requerentes a um processo de apelação.


O Banco permite acesso a qualquer informação em sua posse que não esteja em uma lista de exceções.

Referências externas

[1] Política de Acesso à Informação do Banco Mundial. Acesse.

[2] Solicitações e recursos de arquivamento. Acesse.

[A1] Como acessar informações no Banco Mundial. Acesse.

Convém informar que desde o 1º de abril de 2014, o Banco Mundial divulga resumos mensais de solicitações de acesso a informações enviadas ao Banco, sem refletir informações pessoais dos solicitantes. Os documentos de resumo estão em formato PDF. Acesse.