Militares no governo
Com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, um capitão reformado do Exército, em 2018, o Brasil viu diversos militares da ativa e da reserva nomeados para cargos-chave do governo federal, desde ministros e secretários, até chefes de departamento, autarquias e fundações.
Casos concretos
Para saber quem são os integrantes das Forças Armadas que ocupam cargos em comissão no governo, você pode fazer um pedido de informação com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). Em 2020, a newsletter Don’t LAI to me, da Fiquem Sabendo, divulgou um levantamento[1] a partir de pedidos feitos a vários ministérios. O projeto Achados e Pedidos também publicou informações sobre militares na gestão socioambiental[2] em outubro de 2020.
Modelo de pedido
Solicito a lista de militares nomeados para cargos em comissão no órgão ou sob coordenação do órgão ou ocupando qualquer posto dentro da pasta (incluindo conselheiros), no período de [data inicial e final, com dia, mês e ano], detalhados por: cargo, órgão de origem, UF de lotação, data de nomeação e exoneração do cargo comissionado, se militar da ativa, reserva ou reformado. Requisito que os dados sejam fornecidos em formato aberto (planilha em *.xls, *.csv,*.ods, etc), nos termos do art. 8o, §3o, III da Lei Federal 12.527/11 e art. 24, V da Lei Federal 12.965/14. Arquivos em formato *.pdf não são abertos (vide o item 6.2 em: https://dados.gov.br/pagina/cartilha-publicacao-dados-abertos).
Veja também
Referências externas
Encontrou um erro ou sentiu falta de uma alguma informação neste verbete? Escreva para [email protected]