SIE Brasil - Sistema de Informações Energéticas

Fonte: WikiLAI
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Sistema de Informações Energéticas do Brasil (SIE Brasil)[1] é uma plataforma desenvolvida pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com parceria com a Organização Latino-Americana de Energia (OLADE) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina[2] como forma de ampliar a transparência sobre o setor energético no país.

O sistema reúne informações de oferta e demanda de energia, instalações energéticas, recursos e reservas, preços de energéticos, equipamentos de consumo, produção industrial, eficiência, demografia, economia, emissões de partículas e prospectiva, além de informações legais e documentais[3]. Os módulos apresentam dados do Brasil, dos Estados e municípios, além de outros países, permitindo comparar indicadores, a partir de critérios uniformes de tratamento dos dados, com a possibilidade de gerar relatórios em formato de tabelas e gráficos interativos.

Como acessar dados

Tela de consulta do Sistema de Informações Energéticas do Brasil (Fonte: Reprodução/SIE-Brasil)

No site do Ministério de Minas e Energia[4], acesse Menu > Acesso à Informação > Dados Abertos. No fim da tela, opte por “Informações Energéticas do Brasil”. Clique em “Acesse o SIE Brasil” para acessar o Sistema de Informações Energéticas[1].

A partir daí, basta escolher os módulos e temas para consulta. Na barra lateral, o sistema permite escolher os filtros para acessar séries históricas ou informações de setores e regiões específicas conforme seu interesse de pesquisa. Também é possível escolher a forma de apresentação dos dados, se em tabelas ou gráficos.

Casos concretos

A Fiquem Sabendo já usou o SIE Brasil para filtrar dados sobre a geração de energia solar no país. Os dados foram publicados na edição 68 da newsletter Don’t LAI to me, em outubro de 2021[5]. Conforme o levantamento, a geração de energia elétrica por meio do sol foi a que mais cresceu nos últimos cinco anos. “Em 2016, foram gerados 85,26 GWh de energia. Já em 2020, a marca chegou em 10.749,81 GWh. A série histórica mostra que a geração de energia por meio de ventos cresceu 70% no mesmo período - de 33.488,87 em 2016 para 57.050,71 GWh em 2020”, segundo a pesquisa[6].

Veja também

Referências externas

Encontrou um erro ou sentiu falta de uma alguma informação neste verbete? Escreva para [email protected]

Usamos a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)", que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, desde que seja citado o crédito para a WikiLAI, com link para a publicação original. Saiba mais em WikiLAI:Sobre
Apoie a Fiquem Sabendo em catarse.me/fiquemsabendo e receba recompensas, ou faça um PIX para 32.344.117/0001-89 (CNPJ)