Transparência passiva

Fonte: WikiLAI
Revisão em 17h10min de 21 de junho de 2021 por Fiquemsabendo (discussão | contribs) (texto adicionado)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Transparência passiva é quando o cidadão solicita acesso a informações que não estão disponíveis em páginas oficiais de órgãos públicos por transparência ativa. Para isso, existem ferramentas como o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), onde qualquer um pode registrar um pedido de informação ao poder público[1].

Com a Lei de Acesso à Informação (LAI), a transparência é a regra, mas existem exceções. Ou seja, alguns arquivos podem não ser disponibilizados mesmo por transparência passiva. É o caso de documentos secretos, como são chamados arquivos classificados por autoridades, por exemplo, por questões de segurança nacional. Lembre-se, no entanto, que não existe “sigilo eterno”: mesmo documentos classificados só podem ficar em segredo por prazo determinado. Há outras situações de sigilo que podem envolver a proteção de dados sensíveis.

Caso você não encontre uma informação nos portais oficiais do órgão ou em sites como o Portal da Transparência[2] e o Portal Brasileiro de Dados Abertos[3], no caso do governo federal, a dica é registrar um pedido no FalaBR[4]. Caso o dado não possa ser informado, o órgão terá de justificar, com base na LAI, e assim você poderá avaliar a necessidade de fazer um recurso ou se realmente a informação que você está buscando é sigilosa e por qual motivo.


Verbetes relacionados


Referências externas