Diferenças entre edições de "Notas técnicas"

Fonte: WikiLAI
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (ajuste de layout)
(Atualização - caso concreto: notas técnicas da Funai)
 
Linha 1: Linha 1:
Nota técnica é um documento produzido por técnicos especializados com o objetivo de oferecer aos gestores públicos uma análise completa do contexto, histórico e bases legais que interferem em uma determinada política pública ou programa de governo. Nas notas técnicas, os especialistas devem indicar se uma determinada proposta do governo é viável ou não e por que.  
+
Nota técnica é um documento produzido por técnicos especializados com o objetivo de oferecer aos gestores públicos uma análise completa do contexto, histórico e [[:Categoria:Legislação|bases legais]] que interferem em uma determinada política pública ou programa de governo. Nas notas técnicas, os especialistas devem indicar se uma determinada proposta do governo é viável ou não e por que.  
  
 
== Como acessar ==
 
== Como acessar ==
Via de regra, todas as políticas públicas são embasadas por documentos desse tipo, e eles podem ser acessados com base na [[Texto da LAI|Lei de Acesso à Informação (LAI)]]. No governo federal, também é possível encontrar notas técnicas diretamente no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), nos órgãos que disponibilizam consulta externa ao sistema.
+
Via de regra, todas as políticas públicas são embasadas por documentos desse tipo, e eles podem ser acessados com base na [[Texto da LAI|Lei de Acesso à Informação (LAI)]]. No governo federal, também é possível encontrar notas técnicas diretamente no [[SEI - Sistema Eletrônico de Informações|Sistema Eletrônico de Informações (SEI)]], nos órgãos que disponibilizam consulta externa ao sistema.
  
 
== Casos concretos ==
 
== Casos concretos ==
A jornalista Larissa Fafá<ref>https://fiquemsabendo.substack.com/p/o-setor-de-energia-e-a-lai-dont-lai</ref> contou à newsletter [[Don't LAI to me|Don’t LAI to me]], da agência [[Fiquem Sabendo|'''Fiquem Sabendo''']], que notas técnicas do Ministério de Minas e Energia (MME) obtidas via LAI foram fundamentais para mostrar que a Eletronorte assumiu o programa Mais Luz para Amazônia no Amapá ''“porque a pasta entendeu que o serviço da distribuidora estadual não tinha qualidade suficiente para o programa - mesmo que o decreto estipulasse que a iniciativa fosse executada pelas distribuidoras de energia”''<ref>https://epbr.com.br/eletronorte-assumiu-novo-programa-no-amapa-por-servico-precario-da-distribuidora-segundo-mme/</ref>.
 
  
Em consulta ao SEI do governo federal, a [[Fiquem Sabendo]] obteve nota técnica sobre os potenciais impactos da redução de 31% no orçamento da Agência Nacional de Mineração (ANM) prevista para 2021 nas atividades de fiscalização e prevenção de novos desastres, como os de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, ambos em Minas Gerais. A nota foi tema de reportagem para o portal Yahoo<ref>https://br.noticias.yahoo.com/desde-a-tragedia-de-mariana-anm-aplicou-so-40-do-dinheiro-previsto-para-fiscalizar-barragens-140306963.html</ref> quando a tragédia de Mariana completou cinco anos.
+
=== Energia e mineração ===
 +
A jornalista Larissa Fafá<ref>O setor de energia e a LAI - Don't LAI to Me #41 (Fiquem Sabendo, 2020) - https://fiquemsabendo.substack.com/p/o-setor-de-energia-e-a-lai-dont-lai</ref> contou à newsletter [[Don't LAI to me|Don’t LAI to me]], da agência [[Fiquem Sabendo|'''Fiquem Sabendo''']], que notas técnicas do Ministério de Minas e Energia (MME) obtidas via LAI foram fundamentais para mostrar que a Eletronorte assumiu o programa Mais Luz para Amazônia no Amapá ''“porque a pasta entendeu que o serviço da distribuidora estadual não tinha qualidade suficiente para o programa - mesmo que o decreto estipulasse que a iniciativa fosse executada pelas distribuidoras de energia”''<ref>Eletronorte assumiu novo programa no Amapá por serviço precário da distribuidora, diz MME (EPBR, 2020) - https://epbr.com.br/eletronorte-assumiu-novo-programa-no-amapa-por-servico-precario-da-distribuidora-segundo-mme/</ref>.  
  
A importância de notas técnicas na orientação de políticas públicas também ganhou destaque no debate público durante a CPI da Pandemia<ref>https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441</ref>, a partir de maio de 2021. Um dos temas do interrogatório foi a elaboração de notas técnicas por parte do Ministério da Saúde sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no “tratamento precoce” da Covid-19<ref>https://brasil.elpais.com/brasil/2021-05-25/capita-cloroquina-admite-documento-que-pressionou-manaus-a-usar-o-remedio-ineficaz-e-contradiz-pazuello-tres-vezes.html</ref>, o que não tem embasamento científico<ref>https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/03/02/oms-cloroquina-nao-funciona-contra-a-covid-19-e-pode-causar-efeitos-adversos</ref>.
+
Em consulta ao SEI do governo federal, a [[Fiquem Sabendo]] obteve nota técnica sobre os potenciais impactos da redução de 31% no orçamento da Agência Nacional de Mineração (ANM) prevista para 2021 nas atividades de fiscalização e prevenção de novos desastres, como os de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, ambos em Minas Gerais. A nota foi tema de reportagem para o portal Yahoo<ref>Desde a tragédia de Mariana, ANM aplicou só 40% do dinheiro previsto para fiscalizar barragens (Yahoo, 2020) - https://br.noticias.yahoo.com/desde-a-tragedia-de-mariana-anm-aplicou-so-40-do-dinheiro-previsto-para-fiscalizar-barragens-140306963.html</ref> quando a tragédia de Mariana completou cinco anos.
 +
 
 +
=== Covid-19 ===
 +
A importância de notas técnicas na orientação de políticas públicas também ganhou destaque no debate público durante a CPI da Pandemia<ref>CPI da Pandemia (Senado Federal, 2021) - https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441</ref>, a partir de maio de 2021. Um dos temas do interrogatório foi a elaboração de notas técnicas por parte do Ministério da Saúde sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no “tratamento precoce” da Covid-19<ref>‘Capitã cloroquina’ admite documento que pressionou Manaus a usar o remédio ineficaz e contradiz Pazuello três vezes (El País, 2021) - https://brasil.elpais.com/brasil/2021-05-25/capita-cloroquina-admite-documento-que-pressionou-manaus-a-usar-o-remedio-ineficaz-e-contradiz-pazuello-tres-vezes.html</ref>, o que não tem embasamento científico<ref>OMS: Hidroxicloroquina não funciona contra Covid-19 e pode causar efeito adverso (CNN, 2021) - https://www.cnnbrasil.com.br/saude/oms-cloroquina-nao-funciona-contra-a-covid-19-e-pode-causar-efeitos-adversos/</ref>.
 +
 
 +
=== Amazônia ===
 +
Em junho de 2022, quando repercutia o assassinato o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira<ref>Dom e Bruno: Inimigo dos indígenas, Pelado se diz arrependido dos assassinatos (Estadão, 2022) - https://www.estadao.com.br/politica/dom-e-bruno-inimigo-dos-indigenas-pelado-se-diz-arrependido-dos-assassinatos/</ref>, no Vale do Javari, na Amazônia, a edição nº80 da newsletter '''[[Don't LAI to me|Don’t LAI to me]]''' divulgou<ref>Funai alertou em 2021 sobre ameaça de morte a servidores e que está no "limite mínimo" de operação - Don't LAI to Me # 80 (Fiquem Sabendo, 2022) - https://fiquemsabendo.substack.com/p/funai-alertou-em-2021-sobre-ameaca</ref> notas técnicas da Fundação Nacional do Índio (Funai)<ref name=":0">Notas técnicas Funai - https://drive.google.com/file/d/1WZ69Lf3xr5HXeJCohP-1UByypZ-WTTpx/view</ref>. Uma delas, de outubro de 2021, alertava para o risco: ''"observa-se que muitas atividades desempenhadas pela FUNAI se dão em áreas remotas, isoladas, em cidades com infraestrutura deficitária, como nas fronteiras, além de possuírem alto grau de periculosidade no tocante à exposição dos profissionais a uma rede de interesses em exploração ilegal do território indígena, acabando por sofrerem ameaças de morte, estendidas às famílias, e até mesmo, assassinatos consumados"''<ref name=":0" />. O material divulgado na newsletter repercutiu em reportagem publicada pela revista piauí<ref>"Vocês da Funai toma cuidado" (piauí, 2022) - https://piaui.folha.uol.com.br/voces-da-funai-toma-cuidado/</ref>.
  
 
== Modelo de pedido ==
 
== Modelo de pedido ==

Edição atual desde as 19h01min de 23 de junho de 2022

Nota técnica é um documento produzido por técnicos especializados com o objetivo de oferecer aos gestores públicos uma análise completa do contexto, histórico e bases legais que interferem em uma determinada política pública ou programa de governo. Nas notas técnicas, os especialistas devem indicar se uma determinada proposta do governo é viável ou não e por que.

Como acessar

Via de regra, todas as políticas públicas são embasadas por documentos desse tipo, e eles podem ser acessados com base na Lei de Acesso à Informação (LAI). No governo federal, também é possível encontrar notas técnicas diretamente no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), nos órgãos que disponibilizam consulta externa ao sistema.

Casos concretos

Energia e mineração

A jornalista Larissa Fafá[1] contou à newsletter Don’t LAI to me, da agência Fiquem Sabendo, que notas técnicas do Ministério de Minas e Energia (MME) obtidas via LAI foram fundamentais para mostrar que a Eletronorte assumiu o programa Mais Luz para Amazônia no Amapá “porque a pasta entendeu que o serviço da distribuidora estadual não tinha qualidade suficiente para o programa - mesmo que o decreto estipulasse que a iniciativa fosse executada pelas distribuidoras de energia”[2].

Em consulta ao SEI do governo federal, a Fiquem Sabendo obteve nota técnica sobre os potenciais impactos da redução de 31% no orçamento da Agência Nacional de Mineração (ANM) prevista para 2021 nas atividades de fiscalização e prevenção de novos desastres, como os de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, ambos em Minas Gerais. A nota foi tema de reportagem para o portal Yahoo[3] quando a tragédia de Mariana completou cinco anos.

Covid-19

A importância de notas técnicas na orientação de políticas públicas também ganhou destaque no debate público durante a CPI da Pandemia[4], a partir de maio de 2021. Um dos temas do interrogatório foi a elaboração de notas técnicas por parte do Ministério da Saúde sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no “tratamento precoce” da Covid-19[5], o que não tem embasamento científico[6].

Amazônia

Em junho de 2022, quando repercutia o assassinato o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira[7], no Vale do Javari, na Amazônia, a edição nº80 da newsletter Don’t LAI to me divulgou[8] notas técnicas da Fundação Nacional do Índio (Funai)[9]. Uma delas, de outubro de 2021, alertava para o risco: "observa-se que muitas atividades desempenhadas pela FUNAI se dão em áreas remotas, isoladas, em cidades com infraestrutura deficitária, como nas fronteiras, além de possuírem alto grau de periculosidade no tocante à exposição dos profissionais a uma rede de interesses em exploração ilegal do território indígena, acabando por sofrerem ameaças de morte, estendidas às famílias, e até mesmo, assassinatos consumados"[9]. O material divulgado na newsletter repercutiu em reportagem publicada pela revista piauí[10].

Modelo de pedido

Solicito acesso à íntegra de estudos, pareceres e notas técnicas que tenham embasado [nome do programa ou descrição da medida implementada].

Veja também

Referências externas

  1. O setor de energia e a LAI - Don't LAI to Me #41 (Fiquem Sabendo, 2020) - https://fiquemsabendo.substack.com/p/o-setor-de-energia-e-a-lai-dont-lai
  2. Eletronorte assumiu novo programa no Amapá por serviço precário da distribuidora, diz MME (EPBR, 2020) - https://epbr.com.br/eletronorte-assumiu-novo-programa-no-amapa-por-servico-precario-da-distribuidora-segundo-mme/
  3. Desde a tragédia de Mariana, ANM aplicou só 40% do dinheiro previsto para fiscalizar barragens (Yahoo, 2020) - https://br.noticias.yahoo.com/desde-a-tragedia-de-mariana-anm-aplicou-so-40-do-dinheiro-previsto-para-fiscalizar-barragens-140306963.html
  4. CPI da Pandemia (Senado Federal, 2021) - https://legis.senado.leg.br/comissoes/comissao?codcol=2441
  5. ‘Capitã cloroquina’ admite documento que pressionou Manaus a usar o remédio ineficaz e contradiz Pazuello três vezes (El País, 2021) - https://brasil.elpais.com/brasil/2021-05-25/capita-cloroquina-admite-documento-que-pressionou-manaus-a-usar-o-remedio-ineficaz-e-contradiz-pazuello-tres-vezes.html
  6. OMS: Hidroxicloroquina não funciona contra Covid-19 e pode causar efeito adverso (CNN, 2021) - https://www.cnnbrasil.com.br/saude/oms-cloroquina-nao-funciona-contra-a-covid-19-e-pode-causar-efeitos-adversos/
  7. Dom e Bruno: Inimigo dos indígenas, Pelado se diz arrependido dos assassinatos (Estadão, 2022) - https://www.estadao.com.br/politica/dom-e-bruno-inimigo-dos-indigenas-pelado-se-diz-arrependido-dos-assassinatos/
  8. Funai alertou em 2021 sobre ameaça de morte a servidores e que está no "limite mínimo" de operação - Don't LAI to Me # 80 (Fiquem Sabendo, 2022) - https://fiquemsabendo.substack.com/p/funai-alertou-em-2021-sobre-ameaca
  9. 9,0 9,1 Notas técnicas Funai - https://drive.google.com/file/d/1WZ69Lf3xr5HXeJCohP-1UByypZ-WTTpx/view
  10. "Vocês da Funai toma cuidado" (piauí, 2022) - https://piaui.folha.uol.com.br/voces-da-funai-toma-cuidado/

Encontrou um erro ou sentiu falta de uma alguma informação neste verbete? Escreva para [email protected]

Usamos a licença “Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)", que permite a republicação/adaptação, inclusive para fins comerciais, desde que seja citado o crédito para a WikiLAI, com link para a publicação original. Saiba mais em WikiLAI:Sobre
Apoie a Fiquem Sabendo em catarse.me/fiquemsabendo e receba recompensas, ou faça um PIX para 32.344.117/0001-89 (CNPJ)